Nota Carioca → Acesso ao Sistema, Emissão, MEI, Cadastro – Confira!

A Nota Carioca é um programa criado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (Sefaz RJ) que devolve parte do valor gasto para os consumidores. O programa foi criado como uma iniciativa para diminuir a sonegação fiscal por parte dos estabelecimentos comerciais.

Por isso os consumidores são encorajados a solicitarem a inclusão de seu CPF/CNPJ na nota fiscal do produto comprado.

Com a compra é registrada em seu CPF, há então o acúmulo de créditos que poderão ser transferidos ou utilizados para abater impostos.

Além disso, os consumidores poderão participar de sorteios mensais cujos prêmios são em dinheiro. Se você é empreendedor, também pode passar a emitir nota dos seu serviços através do nota carioca MEI, mesmo não sendo obrigatório a emissão de NFS.

No conteúdo a seguir você verá mais informações e todos os principais detalhes sobre a nota fiscal carioca. Confira!

Como Funciona a Nota Carioca?

A Nota Fiscal Carioca RJ foi criada em 2010 com o objetivo de combater a sonegação fiscal por parte dos estabelecimentos comerciais da cidade.

Como forma de combater a corrupção, o programa foi criado para incentivar os consumidores a solicitarem a nota fiscal a cada compra realizada no Rio de Janeiro.

Nota Carioca

Os estabelecimentos são obrigados a emitirem a nota fiscal no CPF/CNPJ do consumidor.

Parte do valor gasto no produto/serviço comprado é revestido em créditos, que poderão ser transferidos para uma conta bancária ou, então, utilizados para abater em tributos como o IPTU ou IPVA.

A ideia do programa é utilizar a cidadania fiscal dos consumidores para aumentar a prevenção da sonegação do Imposto sob Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), implementado no valor de produtos e serviços de vários estabelecimentos comerciais.

Entre os serviços que NÃO devem emitir a nota carioca RJ estão:

  • Bares
  • Restaurantes
  • Mercados
  • Lanchonetes
  • Lojas de Roupas
  • E muitos outros.

Ao realizar uma compra e informar o seu CPF, o número do documento é registrado e os créditos relacionados a compra são inclusos no sistema.

Dessa forma, mesmo sem o cadastro será possível acumular créditos em seu CPF, desde que o documento seja devidamente registrado na nota no momento da compra.

Conheça também:

Acesso ao Sistema

Para consultar as notas cariocas emitidas em seu CPF, será necessário acessar o sistema.

Todas as notas são registradas automaticamente no sistema, permitindo que os consumidores possam verificar todas as empresas e notas emitidas em seu nome.

Além disso, o acesso nota carioca permite aos consumidores visualizarem o saldo e seus bilhetes eletrônicos.

Saiba o que fazer para nota carioca acesso ao sistema a seguir:

Nota Carioca

Passo 01: A primeira coisa para ter acesso nota carioca é entrar no site oficial da Nota Carioca (https://notacarioca.rio.gov.br/).


Passo 02: Assim que a página carregar, clique na opção “Acesso ao Sistema”. Em seguida, será necessário informar o seu CPF ou CNPJ (para o nota carioca MEI) e a sua Senha Web. Depois de preencher todo os campos, clique em “Entrar”.


Passo 03: Pronto! Agora você poderá ter acesso as notas cariocas emitidas em seu CPF/CNPJ. Além disso, será possível visualizar as datas e os valores correspondentes de cada nota carioca rj.


No menu direito é possível visualizar o extrato completo, solicitar abatimento do IPTU ou realizar transferência para uma conta bancária.

Caso você queira transferir os créditos, então será necessário efetuar  nota carioca cadastro na sua conta e solicitar a transferência.

Como Acessar o site Nota Carioca?

Através acesso nota carioca, é possível consultar os saldos e, para quem é dono de algum estabelecimento comercial ou é prestador de serviços, emitir nota carioca RJ. Para realizar a consulta ou emitir notas, será necessário acessar o site do programa.

Mas não se preocupe. No conteúdo a seguir nós mostraremos como Nota Carioca acesso ao sistema de duas maneiras distintas. Confira:


  • Pelo Navegador

Essa é a forma mais simples de acessar o site do programa estadual.

Nota Carioca
  • A primeira coisa a ser feita é abrir uma nova aba em seu navegador
  • Digitar o endereço: https://notacarioca.rio.gov.br
  • Clique em ir e espere.

Se tudo estiver certo em seu navegador, a portal deverá abrir em alguns segundos. Nesse momento você poderá acessar o sistema e acessar as informações de sua conta.


  • Pelo Google

Outra alternativa para acessar o site Nota Carioca RJ é por meio do Google:

Nota Carioca
  • Abra o buscador e, no campo de buscas, digite “site nota carioca RJ”
  • Clique em pesquisar.
  • Em seguida aparecerá uma página cheia de resultados.
  • Clique na primeira opção e espere.

Se mesmo seguindo essas dicas você não conseguir acessar o site, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar.

 


Consulta

A consulta pode ser realizada diretamente no site do Nota Carioca. O procedimento é simples e não leva mais do que um minuto, levando em consideração que o consumidor já tenha o seu cadastro no programa fiscal do Rio de Janeiro. Caso ainda não tenha, veja no próximo tópico como proceder.

Para realizar a nota carioca acesso ao sistema, saiba como com o passo a passo a seguir:


Passo 1: Acesse o site da Nota Carioca seguindo as dicas do tópico anterior.


Passo 2: Assim que a página carregar, clique na opção “Acesso ao Sistema” localizado no menu esquerdo.


Passo 03: Em seguida será necessário informar o seu CPF/CNPJ e a sua senha web.


Caso não tenha a sua senha ainda, veja a seguir como realizar a inclusão no sistema, para poder emitir nota carioca tranquilamente.

Cadastro

Realizar a nota carioca cadastro não tem mistério nenhum. Toda compra que for comprada e registrada em seu CPF fará com que um cadastro seja realizado em seu nome. No entanto, será necessário cadastrar uma nova senha para poder consultar as suas informações.

Saiba como fazer a seguir:

Nota Carioca

Passo 1: Acesse o site da Nota Carioca: https://notacarioca.rio.gov.br/senhaweb/solicitacao.aspx

Assim que a página carregar, clique em acesso ao sistema.


Passo 2: Na página de acesso, clique na opção “Cadastramento de Senha”. Informe os dados solicitados nos campos e insira o código de confirmação. Depois de preencher o formulário, clique em “Enviar Solicitação”.


Passo 3: Uma mensagem será enviada para o e-mail informado para que o consumidor possa confirmar a senha. Pronto, agora você completou o nota carioca cadastro e poderá acessar o site sempre que desejar.


Para quem atua por conta própria, saiba que a nota carioca MEI é uma excelente opção para emitir o comprovante do serviço prestado. No entanto, a emissão da NFS não é obrigatória para os Microempreendedores.

Caso você esteja com alguma dúvida sobre a nota carioca MEI, vá até a página no Facebook ou Twitter do Nota Carioca.

Através deste texto você pode tirar suas dúvidas sobre como emitir nota carioca, mas caso queira tirar dúvidas ou pedir mais informações pessoalmente, vá até a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro localizado no endereço a seguir: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Nota Carioca → Acesso ao Sistema, Emissão, MEI, Cadastro – Confira!

Deixe um comentário